Ana Raposo
Pós-produção
Arte pós-Internet
Apropriação
Produção cultural
Reprodução
“Artists' intuitive relationship with art history is now going beyond what we call "the art of appropriation," which naturally infers an ideology of ownership, and moving toward a culture of the use of forms, a culture of constant activity of signs based on a collective ideal: sharing.”
Nicolas Bourriaud, Postproduction, 2001.
Appropriation in Post-Internet Art explora a noção de apropriação como uma estratégia artística particularmente evidente na era pós-internet. Como Nicolas Bourriaud sugere no seu livro Postproduction. Culture as Screenplay: How Art Reprograms the World, a noção de pós-produção reflete uma nova paisagem cultural em que grande parte das obras de arte são produzidas a partir de formas culturais pré-existentes, que são incessantemente reinterpretadas, reproduzidas e reexpostas.
O projeto desenvolve-se em torno de conceitos e práticas artísticas que evidenciam a apropriação como método criativo, potenciado pela internet, incluindo noções como circulacionismo, compilação, détournement, glitch, pós-produção, transformação, readymade, subversão e versionamento. Estas noções são definidas e contextualizadas com citações e projetos artísticos que traduzem e ilustram o seu significado. Assumindo o contexto online como um contexto privilegiado para a apropriação, o website do projeto explora a variabilidade na apresentação dos conteúdos, criando uma alegoria da multiplicidade que caracteriza a apropriação enquanto prática criativa.
Procura, assim, incorporar a apropriação como um método criativo, destacando a sua relevância na criação de discursos críticos sobre a Internet enquanto medium, e sobre o seu impacto massivo na cultura contemporânea.